França e vidro possuem uma relação histórica. Uma das mais importantes fábricas do material no mundo, a Saint-Gobain Glass, surgiu em terras francesas, criada pelo rei Luís XIV e pelo ministro Jean-Baptiste Colbert, no ano de 1665. Mais de quatro séculos depois, essa parceria ainda se mantém firme. A partir de 2012, um ambicioso projeto começa a tomar forma em Paris: a Torre Triângulo, uma imensa pirâmide de aço e vidro com 180 m de altura .
Criado pela dupla de arquitetos suíços Jacques Herzog e Pierre de Meuron – autores de outras obras fantásticas como o Estádio Olímpico de Pequim, utilizado nas Olímpiadas de 2008 na China, e a Allianz Arena, em Munique, Alemanha –, o projeto é um empreendimento privado e custará 535 milhões de euros. Mais alta 40 m que a Grande Pirâmide de Quéops, no Egito, a torre terá cinquenta andares com shoppings, escritórios e até um hotel com quatrocentos quartos.
Tal beleza arquitetônica vai demorar a ser apreciada: a estimativa é de que a obra seja concluída somente em 2017. Até lá, podemos admirar a capacidade de gênios da arquitetura, como Herzog e de Meuron, em surpreender o mundo.
Veja aqui um incrível vídeo animado mostrando todo o conceito do projeto da Torre Triângulo.
Fotos: Herzog & de Meuron
Posted by Thiago Borges in abril 13th 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário