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quarta-feira, 23 de março de 2011

Edifícios culturais


Cidade da Música, Rio de Janeiro, Christian de Portzamparc
Cidade da Música, Rio de Janeiro, Christian de Portzamparc
Participação estrangeira marca presença na década
A atuação de arquitetos estrangeiros no Brasil apimentou o debate no setor. Nos extremos da aceitação e rejeição pela opinião pública figuraram, respectivamente, o projeto de Álvaro Siza para a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, e o de Christian de Portzamparc para a Cidade da Música, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
Mas a lista é recheada por nomes como Jean Nouvel, com o abortado projeto para uma filial do Museu Guggenheim no píer Mauá; a dupla Herzog & De Meuron, contratada pelo governo paulista para a ainda incerta implantação de um teatro e escola de dança no centro de São Paulo; e o estúdio nova-iorquino Diller Scofidio + Renfro, recepcionado amistosamente desde que venceu em 2009 o concurso fechado para a nova sede do Museu da Imagem e do Som/RJ, em Copacabana.
Nesse quadro, destaca-se a obra-prima que Siza implantou às margens do rio Guaíba, uma construção monolítica de concreto branco, minuciosamente detalhada pelo arquiteto português. O edifício abriga, em 8 mil metros quadrados de área, quase 60% das 7 mil obras de arte concebidas pelo expressionista Iberê Camargo.
Auditório Ibirapuera, São Paulo, Oscar Niemeyer
Auditório Ibirapuera, São Paulo, Oscar Niemeyer
Museu da Memória e dos Direitos Humanos, Santiago, Estúdio América
Museu da Memória e dos Direitos Humanos, Santiago, Estúdio América
Teatro Municipal, Mauá, SP, Rafael Perrone
Teatro Municipal, Mauá, SP, Rafael Perrone
Via de regra, empreendimentos culturais são viabilizados pela cessão de terrenos públicos, ora financiados integralmente com recursos do contribuinte (a Cidade da Música já demandou mais de 450 milhões de reais da prefeitura carioca), ora bancados parcialmente pelo setor privado através das chamadas parcerias público-privadas - e aí entram em ação leis de fomento e de incentivos fiscais.
A construção, formação, organização e manutenção de museus e bibliotecas podem se beneficiar dos recursos angariados com a Lei Federal de Incentivo à Cultura (que leva o número 8.313/91 e é conhecida como Lei Rouanet), que permite a destinação de percentuais do Imposto de Renda devido a ações culturais (até 6% para pessoas físicas e 4% para jurídicas).
Ela integra as políticas de fomento público do Ministério da Cultura, cuja receita orçamentária teve aumento de cerca de 100% desde meados da década (de 691 milhões de reais em 2006 para 1,3 bilhão em 2010, segundo o Siafi/Siga Brasil). Dos 40 milhões de reais utilizados na construção da sede da Fundação Iberê Camargo, por exemplo, cerca de 40% resultam de patrocínio direto e os restantes 60% vieram pela Lei Rouanet.
Biblioteca da PUC, Campinas, SP, Piratininga
Biblioteca da PUC, Campinas, SP, Piratininga
Centro Digital do Ensino Fundamental, São Caetano do Sul, SP, José Augusto Aly
Centro Digital do Ensino Fundamental, São Caetano do Sul, SP, José Augusto Aly
Juntem-se aos ingredientes listados acima o bom desempenho do país na crise financeira mundial de 2008, o boom imobiliário do final da década e, sobretudo, a escolha como sede da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, e o que se tem é que a prospecção de trabalho no Brasil por arquitetos estrangeiros tornou-se quase trivial.
Na contramão do desembarque de arquitetos estrangeiros, o paulista Estúdio América venceu o concurso internacional para a implantação, no Chile, do Museu da Memória e dos Direitos Humanos. Pouco mais de dois anos decorreram entre a premiação e a inauguração do edifício, cujo partido impactante e minimalista fez pousar uma extensa barra metálica sobre a praça aberta do térreo.
Apesar da imagem austera, o museu está em sintonia com o conceito contemporâneo, em que o entretenimento e a natureza imaterial do acervo - sons e imagens projetados pelo espaço - são diretrizes essenciais da arquitetura.
De modo análogo à edificação chilena, o Centro Digital do Ensino Fundamental de São Caetano do Sul, desenhado por José Augusto Aly, é uma construção pavilhonar que pretendeu incrementar os fluxos e apropriações públicas da praça aberta em que se insere, lindeira a uma movimentada via no município da região do ABC paulista.
O simbolismo cívico é uma das marcas do projeto, pontuado por formas geométricas e cores intensas, assim como ocorre com os desenhos de Rafael Perrone e da dupla Marília Sant´Anna de Almeida e José Magalhães Júnior, respectivamente para os teatros municipais das cidades paulistas de Mauá e São Sebastião.
Habituado a atuar em linha direta com o poder público, Oscar Niemeyer continuou emplacando escultóricos museus, centros culturais e teatros públicos, em Goiânia, Curitiba, Brasília, Duque de Caxias, RJ e Niterói, RJ, nesta com teatro e outros edifícios da série chamada Caminho Niemeyer.
Se muitos deles estão fechados e sem programação à altura, o mesmo não se pode dizer de um antigo projeto de sua autoria enfim concretizado: o Auditório Ibirapuera, edifício que faz par com a Oca no coroamento da praça idealizada pelo arquiteto nos anos 1950 como acesso principal do parque paulista.
Centro da Cultura Judaica, São Paulo, Roberto Loeb
Centro da Cultura Judaica, São Paulo, Roberto Loeb
Galeria Adriana Varejão, Brumadinho, MG, Rodrigo Cerviño Lopez
Galeria Adriana Varejão, Brumadinho, MG, Rodrigo Cerviño Lopez
Centro Educativo Burle Marx, Brumadinho, MG, Paula Zasnicoff e Alexandre Brasil
Centro Educativo Burle Marx, Brumadinho, MG, Paula Zasnicoff e Alexandre Brasil
Memorial da Imigração Japonesa no Brasil, Belo Horizonte, Gustavo Penna e Mariza Machado Coelho
Memorial da Imigração Japonesa no Brasil, Belo Horizonte, Gustavo Penna e Mariza Machado Coelho
Com a retomada do projeto, Niemeyer se envolveu na polêmica sobre a demolição de parte da marquise lindeira às construções. Na queda de braço com o Conpresp (órgão municipal de preservação do patrimônio), o arquiteto preferiu concordar com a manutenção integral da sinuosa cobertura de concreto.
Roberto Loeb firmou a linguagem ao mesmo tempo robusta e tecnológica de sua arquitetura enfrentando uma delicada situação urbana. Criou o Centro da Cultura Judaica, em São Paulo, cujo terreno de topografia irregular tem privilegiada vista panorâmica da cidade. O caráter icônico do projeto motivou a comunidade, que, agraciada pela cessão do lote público, angariou doações e viabilizou a construção do edifício.
No campo privado, algumas instituições de ensino, como a PUC/Campinas e o Colégio Santa Cruz, em São Paulo, colocaram em prática as diretrizes de seus planos diretores e incrementaram seus campi através da construção de edifícios. No primeiro caso, os profissionais do Piratininga Arquitetos são os autores da biblioteca central e do ambulatório de fisioterapia, ordenados entre si em forma de praça; no segundo, o teatro concebido por Edson Elito marcou a comemoração do cinquentenário da escola.
No Instituto Butantan, a pequena escala e a verba escassa foram os condicionantes do projeto de Marcio Kogan para o belo Museu de Microbiologia, cuja volumetria pura se desenvolve através de peles treliçadas que recobrem e complementam os limites da edificação existente. O traço racional da arquitetura é também o mote do projeto de Rodrigo Cerviño Lopez para a Galeria Adriana Varejão, localizada no Centro de Arte Contemporânea de Inhotim, em Brumadinho, MG. O complexo paisagístico - em parte concebido por Burle Marx - e museográfico mineiro, do qual faz parte ainda o Centro Educativo Burle Marx, de Paula Zasnicoff e Alexandre Brasil, é uma das boas surpresas da década.
Ele mescla o turismo ecológico ao cultural, descentralizando o circuito das artes. Ainda em Minas Gerais, Gustavo Penna e Mariza Machado Coelho assinaram o projeto do Memorial da Imigração Japonesa no Brasil, em Belo Horizonte. Também destaque da década, no sentido de gestão cultural, é a Feira Literária de Paraty, RJ, montada anualmente segundo projeto de tendas desenhado por Mauro Munhoz. Outros espaços culturais que se destacaram nos anos 2000 foram agrupados nesta edição na categoria reciclagem.
Teatro Municipal, São Sebastião, SP, Marília Sant´Anna de Almeida e José Magalhães Júnior
Teatro Municipal, São Sebastião, SP, Marília Sant´Anna de Almeida e José Magalhães Júnior
Teatro do Colégio Santa Cruz, São Paulo, Edson Elito
Teatro do Colégio Santa Cruz, São Paulo, Edson Elito
Museu de Microbiologia, São Paulo, Marcio Kogan
Museu de Microbiologia, São Paulo, Marcio Kogan

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