Translate

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Partes do livro Como fazer amigos e influenciar pessoas...


COMO FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR PESSOAS - DALE CARNEGIER


  • SABER EXPRESSAR-SE BEM.

A facilidade de expressão é meio caminho andado para a distinção. Poe o indivíduo em foco, eleva seus ombros e sua cabeça acima da multidão.

E o homem que sabe falar bem consegue, em geral, ainda mais créditos do que realmente possui.

1. NÃO CRITIQUE NÃO CONDENE NÃO SE QUEIXE.

· A crítica é fútil porque coloca um homem na defensiva, e usualmente, faz com que ele se esforce para justificar-se. A crítica é perigosa porque fere o precioso orgulho do individuo, alcança o seu senso de importância e gera ressentimentos.

· Com a mesma intensidade da sede que nós temos de aprovação, temos a condenação.

· Não julgueis se não quiserdes ser julgado.

· Quando tratamos com pessoas, lembremos-nos sempre que não estamos tratando com criaturas de lógica. Estamos tratando com criaturas emotivas, criaturas suscetíveis às observações norteadas pelo orgulho e pela vaidade.

2. FAÇA UM ELOGIO HONESTO E SINCERO.

· Façamos um honesto e sincero elogio. Seja sincero na sua aprovação e pródigo no seu elogio e as pessoas prezarão suas palavras, guardando-as e repetindo-as durante toda vida – repetindo-as anos depois, quando você já tiver esquecido.

· Nas nossas relações interpessoais, não devemos nos esquecer de que nossos companheiros são seres humanos e que, como tais desejam ouvir uma palavra que os valorize. A moeda legal que todas as almas precisam.

· O mais profundo princípio de natureza humana é a ânsia de ser apreciado.

· O desejo de ser importante.

· O único modo de influenciar as pessoas é falar sobre o que elas querem.

· Se há algum segredo de sucesso, consiste ele na habilidade de aprender o ponto de vista da outra pessoa.

3. DESPERTE NO OUTRO UM ARDENTE DESEJO.

· O raro indivíduo que desinteressadamente procura ser útil aos outros, desfruta enormes vantagens.

· Considerar o ponto de vista alheio e despertar no outro um desejo de possuir algo, não deve ser entendido como uma manipulação, decorrendo disso que a pessoa fará alguma coisa em detrimento dela em benefício de quem a persuadiu. Numa negociação, ambas as partes saem beneficiadas.

“INTERESSE-SE SINCERAMENTE PELAS OUTRAS PESSOAS”.

4. SORRIA

· Ações “falam mais alto que palavras e um sorriso diz: “gosto de você”, “você me faz feliz”, “ Estou satisfeito por vê-lo”.

· Seu sorriso é o mensageiro de suas boas intenções.

5. LEMBRE-SE DE QUE O NOME DE UM HOMEM É PARA ELE O SOM MAIS DOCE E MAIS IMPORTANTE QUE EXISTE EM QUALQUER IDIOMA.

· O som de um nome surte efeitos em todos nós. Esse elemento singular pertence exclusivamente à pessoa com quem estamos lidando... E a mais ninguém. O nome destaca a singularidade do indivíduo, tornando-o único entre a multidão.

6. SEJA UM BOM OUVINTE, INCENTIVE OS OUTROS A FALAR SOBRE ELES.

· Para ser interessante, seja interessado.

· Faça perguntas a que o outro homem sinta prazerem responder. Faça-o falar sobre si e sobre seus assuntos prediletos. Lembre-se de que o homem com o qual estiver falando está uma centena de vezes mais interessado em si, nos seus problemas e vontades, do que, em você e seus problemas.

7. FALE SOBRE ASSUNTOS QUE INTERESSEM A OUTRA PESSOA.

· A estrada real para o coração de um homem é falar-lhe sobre as coisas que ele mais estima.

8. FAÇA A OUTRA PESSOA SENTIR-SE IMPORTANTE, MAS FAÇA-O SINCERAMENTE.

· O mais profundo princípio na natureza humana é o desejo de ser apreciado.

· Faça aos outro o que quer que façam com você.

· Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; nisto posso aprender dele.

9. O MELHOR MEIO DE VENCER UMA DISCUSSÃO, É EVITÁ-LA.

· Por que provar a um homem que ele estava errado? Isso o faria gostar de você? Porque não evitar que ele ficasse envergonhado? Evite sempre o ângulo agudo.

· Nove em dez, uma discussão termina com cada um dos contestantes convencidos mais firmemente do que nunca, de que está absolutamente certo.

· Se existe alguma questão sobre a qual você não havia pensado antes, agradeça se alguém chamar sua atenção para ela. Talvez esse desacordo seja sua oportunidade de corrigir antes de cometer um erro grave.

· Quando uma pessoal vociferar, a outra deve apenas ouvir, porque quando duas vociferam, não há comunicação, apenas ruídos e más vibrações.

10. RESPEITAR A OPINIÃO ALHEIA. NUNCA DIGA: VOCÊ ESTÁ ERRADO.

· Você pode dizer a um homem que ele está errado por meio de um olhar, um gesto, uma entonação, como também por meio de palavras, mas se lhe disser que está errado, pensa que o levará a concordar com você? Nunca! Pois você deferiu um golpe direto contra a sua inteligência, contra seu julgamento, contra seu orgulho, contra seu amor próprio. Isso fará apenas que ele queira revidar, mas nunca fará com que mude de idéia. Você não alterará sua opinião, pois você lhe feriu a sensibilidade.

· Se desejar provar alguma coisa, não deixe que ninguém se aperceba disso.

· Não se pode ensinar alguma coisa a um homem; apenas ajuda-lo a encontrá-la dentro de si.

· Você nunca terá aborrecimentos, admitindo que possa estar errado. E isto evitará todas as discussões e fará com que o outro companheiro se torne tão inteligente, tão claro e tão sensato como você foi. Fará também que ele queira admitir que possa ter errado também.

· Se dissermos às pessoas diretamente que estão erradas, nada de bom poderá ser realizado e tudo de mal poderá acontecer. Simplesmente privamos as outras pessoas de seus méritos e nos tornamos persona non grata em qualquer parte da discussão.

· Seja diplomata. Isto o ajudara a conseguir o que deseja.

11. SE ERRAR, RECONHEÇA O ERRO IMEDIATAMENTE E COM ÊNFASE.

· Se soubermos que vamos ouvir de alguém alguma reprimenda, não é muito melhor precedermos à outra pessoa e dizermos nós mesmos os que ela vai dizer? Não é muito mais fácil ouvir a autocrítica do que a condenação vinda de lábios alheios?

· Quando estivermos com a razão, procuraremos convencer os outros aos poucos e com toda habilidade, conquistando-os para o nosso modo de pensar; e quando estivermos errados, reconheçamos nossos erros sem demora e com entusiasmo.

12. COMECE DE UM MODO AMIGÁVEL

· O emprego da cortesia e da amistosidade pode ser observado no dia-a-dia, e pessoas que aprenderam que com um pingo de mel se apanha mais moscas que com um galão de fel.

13. CONSIGA QUE A OUTRA PESSOA DIGA SIM, IMEDIATAMENTE.

· Falando com outras pessoas, não comece por discutir as coisas em que divergem. Comece acentuando as coisas em que estão de acordo. Faça questão de frisar, se possível, que ambos estão marchando para o mesmo fim e a única diferença que os separa é de método e não de propósito.

14. DEIXE A OUTRA PESSOA PENSAR QUE A IDÉIA É DELA

· A razão porque os rios e os mares recebem a homenagem de centenas de córregos das montanhas é que eles se acham abaixo dos últimos. Deste modo podem reinar sobre todos os córregos das montanhas. Por isso, o sábio, desejando pairar acima dos homens, coloca-se abaixo deles; desejando estar adiante deles, coloca-se atrás dos mesmos. Assim, não obstante o seu posto ser acima dos homens, eles não sentem o seu peso; apesar do seu lugar ser adiante deles, não consideram isto uma ofensa.

15. PROCURE HONESTAMENTE VER AS COISAS PELO PONTO DE VISTA ALHEIO.

· Lembre-se de que as pessoas, mesmo quando estão completamente erradas, não gostam de saber de tal coisa. Não as condene. Qualquer louco pode fazer isto. Esforce-se por entendê-las. Apenas um homem sábio, tolerante e mesmo excepcional é capaz de assim proceder. Um outro homem age de um determinado modo porque existe alguma razão para isso. Descubra esta razão oculta e terá a chave das suas ações, e talvez da sua personalidade. Experimente sinceramente colocar-se em seu lugar.

· A cooperação numa conversa só se alcança quando você demonstra considerar as idéias e os sentimentos da outra pessoa como tão importantes quanto os seus próprios. Comece uma conversa dando a outra pessoa o objetivo e a direção da sua conversa, controlando o que diz através daquilo que gostaria de ouvir se fosse o ouvinte, e aceitando o ponto de vista que ela apresenta – essa atitude irá encorajar o ouvinte a abrir a mente para as suas idéias.

· Ver as coisas através dos olhos de uma pessoa pode aliviar tensões quando os problemas particulares tornam-se dominantes.

16. MOSTRE-SE SIMPATICO AS IDEIAS E DESEJOS ALHEIOS.

· As espécies humanas anseiam todas por simpátia. A criança mostra logo seus ferimentos. Com o mesmo objetivo os adultos mostram suas contusões, relatam seus acidentes, doenças, especialmente detalhes de operações cirúrgicas. A autopiedade para as desgraças reais ou imaginárias e, de alguma sorte, praticamente de uso universal.

· Assim se quiserem conquistar as pessoas para o seu modo de pensar, ponha em prática este princípio: mostre-se simpático as idéias e desejos alheios.

17. NÃO ENVERGONHE AS OUTRAS PESSOAS.

· Evite envergonhar as pessoas! Quão vitalmente importante é isto! E quão poucos de nós já nos detivemos a pensar sobre tal coisa. Cavalgamos furiosamente sobre os sentimentos dos outros, prosseguindo em nosso caminho, descobrindo faltas, fazendo ameaças, criticando uma criança ou um empregado diante dos outros, sem mesmo considerar que ferimos a vaidade alheia. Entretanto a meditação de poucos minutos, uma ou duas palavras consideradas, uma verdadeira compreensão da atitude da outra pessoa poderão fazer tanto para o alívio de remorso!

· Mesmo que estejamos certos e a outra pessoa definitivamente errada, ao envergonhá-la simplesmente lhe destruímos o ego. Não temos o direito de dizer ou fazer qualquer coisa que humilhe o homem diante de si mesmo. O que importa não é o que penso dele, mas o que ele pensa de si mesmo. Ferir a dignidade de um homem é cometer um crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página